quarta-feira, 4 de março de 2015

Alimentação BLW

Postado por Theyma Corretora às 08:16




Hoje quis falar um pouco sobre o método de introdução alimentar que optei para o Beto. A tal BLW que eu falo, mas o que é isso?
Bom BLW é a sigla para Baby-Led Weaning, que significa “Desmame guiado pelo bebê”. Basicamente é fazer a introdução de sólidos com sólidos, dando ao bebe a liberdade de ele comer como, quanto, quando e o que quiser. Ah então se eu der algo em pedaço é BLW? Não.
O método não consiste apenas nisso, vai além. A proposta é introduzir alimentos saudáveis, sem ser industrializado, sem açúcar, sem sal, sem tempero (esses serão introduzidos no tempo certo e muito moderadamente), sem sucos. Nossa mas isso é muito "radical". Não, tudo isso tem motivos explicados como diminuir a incidência de diabetes, hipertensão e obesidade infantil. Fala serio vendo assim é ótimo pensar na saúde do seu bebe, não é?
Mas como começar? Bom, a partir dos 6 meses completos, se o bebe sentar sem apoio, já leva objetos na boca, já tem um movimento de deglutição são sinais que ele esta pronto para inciar a alimentação complementar. E se aos 6 meses ele não fizer isso o que faço começo com papinha? Não necessariamente. Você pode e é o recomendado esperar o bebe dar sinais que esta pronto, isso pode acontecer só por volta dos 7 ou 8 meses.. Depende do bebe.
Ah então papinhas são proibidas? Não, apenas não é blw. Mas e se ele não comer o suficiente? Calma e relaxa, nesse momento a alimentação é complementar, ou seja, é uma fase de descobertas por isso a importância de conhecer cada alimento por si só, cada textura, cada sabor para depois misturar. Nesses 2 primeiros anos de vida é que de forma o paladar, por isso a importância de escolher os melhores alimentos.
? Não. Videos no YouTube mostram a diferença mais claramente, vale a pena olhar. O Beto já teve alguns gag reflex. O que fazer quando o gag acontece? Primeiramente nunca se deixa a criança sem supervisão, e quando acontece, observar e manter a calma. Não precisa arrancar o alimento da boca da criança muito menos se desesperar. O desespero pode assustar a criança ai sim levar a um engasgo forte. E em caso de engasgo fazer procedimento adequado. Minhas dicas pra quem deseja seguir o método é ler bastante sobre o assunto,
Mas já dar em pedaços assim, não vai engasgar? Engasgos severos estão mais propensos de acontecer quando o bebe não guia a alimentação e com alimentos pastosos que não estimulam o gag reflex. O que é isso? Esse é um mecanismo de defesa do organismo, ele não é nada alem uma ânsia de vômito que faz com que o alimento saia da área de risco de engasgo e volte para a boca ou saia dela. Mas isso não é engasgo entã
oestar segura quanto ao gag reflex, estar segura em questão a quantidade/qualidade. E não se importar com sujeira e bagunça, ela pode aparecer. No mais é curtir a refeição JUNTO com o filhote, eles aprendem pelo exemplo, lembra?
Beijinhos com cheirinho de neném.


Pamela Raquel, mamãe do Alberto

0 comentários:

Postar um comentário

Não saia sem Comentar!

 

Mamães Amigas Vip Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare