quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

10 passos da alimentação saudável para menores de dois anos:

Postado por Val Rodrigues às 17:06 0 comentários Links para esta postagem

10 passos da alimentação saudável para menores de dois anos:

14323621) Aleitamento Materno exclusivo até o sexto mês.
2) Os alimentos complementares devem ser oferecidos 3 vezes ao dia para crianças que estão em aleitamento materno e 5 vezes para crianças desmamadas, porém sem rigidez de horários.
3) As sopas e preparações muito diluídas devem ser evitadas desde o início, assim como o uso da mamadeira.
4) As frutas, verduras legumes devem ser consumidos diariamente e a alimentação deve ser variada.
5) Devem ser evitados: açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos, guloseimas (biscoitos, chocolates), sal em excesso e alimentos muito condimentados.
6) Cuidados de higiene durante o preparo, manipulação e conservação dos alimentos são necessários, e mesmo doente a criança deve ser
estimulada a comer (Ministério da Saúde, 2002).
7) Não há necessidade de seguir uma ordem exata de introdução de alimentos (com exceção dos potencialmente alergênicos), mas deve-se priorizar os alimentos com alto valor energético, ricos em
ferro, zinco e vitamina A.
8)Sendo assim, a refeição de sal deve ser introduzida inicialmente, e é fundamental que os alimentos administrados complementem o valor nutricional do leite materno.
9) A refeição de sal ou papa salgada deve conter um cereal (arroz, milho, trigo) ou tubérculo (batata, inhame, mandioca), uma fonte protéica, que pode ser carne ou leguminosa (feijão, ervilha, lentilha), e ainda, uma ou duas hortaliças (verduras e legumes).
10) A gordura (óleos vegetais) utilizada no preparo da papa colabora com a complementação do valor energético do leite materno, e as frutas oferecidas em refeições intermediárias complementam algumas vitaminas e minerais.
Fonte: OPAS/OMS
 

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