domingo, 12 de junho de 2011

Chá e a Gravidez

Postado por Unknown às 12:30

Segurança para ir e vir, como aliviar
as dores e chá sem erro


você quer saber
Grávida pode andar de moto, bicicleta ou a cavalo?
Você circula de moto pela cidade, não dispensa uma voltinha a cavalo no campo e/ou adora andar de bicicleta na praia? Melhor deixar essas aventuras para depois que o bebê nascer. 'O problema não é a atividade, e sim o risco de queda envolvido nelas', alerta Eduardo Vieira da Motta, obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Ao cair, você aumenta o risco de quebrar a bacia e perder o bebê. No final da gravidez, o acidente pode ser ainda mais sério, pois o útero cheio de sangue piora a hemorragia. Bicicleta, só as fixas, até porque o centro de gravidade muda quando a mulher engravida, aumentando as chances de queda. Se precisar andar a cavalo ou de moto, vá em baixa velocidade, use sempre os equipamentos de segurança e tente proteger a barriga. Lembre-se de que é sempre bom evitar um risco desnecessário. Caso sofra alguma queda, procure o médico imediatamente.

Renata Cristina Campos Gonçalves é nutricionista do Ganep Nutrição Humana
entrevista
CHÁ DE GESTANTE

'Existe chá para todos os tipos de problema, de dor no corpo a enxaqueca. Apesar de ser um santo - e natural - remédio, as grávidas precisam abrir o olho antes de encher as xícaras.'
As grávidas podem tomar qualquer tipo de chá?
Não. Existem mais de cem plantas medicinais que, se consumidas em grande quantidade, podem ser abortivas. Converse com o seu médico para saber mais a respeito. Chás mate e preto também devem ser evitados, principalmente durante as refeições, porque prejudicam a absorção do ferro e são ricos em cafeína - outra substância que, segundo pesquisas divulgadas recentemente, também pode causar aborto.

Até quando deve-se evitar esses tipos de chá?
Claro que uma xícara não faz mal, mas é bom evitá-lo durante toda a gestação, principalmente no primeiro trimestre, quando o risco de um aborto espontâneo é maior.
Quais sabores estão liberados?
A grávida pode tomar chá verde para diminuir o inchaço, de cidreira para enjôos e de hortelã para relaxar e conseguir dormir bem.

5 maneiras de aliviar as dores no corpo
Além do barrigão do último trimestre, dores nas pernas e na lombar são comuns. Veja como aliviá-las
1. Se você trabalha sentada, caminhe pelo escritório a cada meia hora para melhorar a circulação.
2. Se der, use cintas para grávidas. Elas ajudam a suportar o peso e aliviam a pressão nas articulações.
3. Descanse com as pernas para cima, o que também facilita a circulação e causa bem-estar.
4. Para se alongar, sente-se em uma cadeira, estique as pernas e as costas para a frente, arrebitando um pouco o bumbum e inclinando o tronco para a frente.
5. Deite-se no chão e aproxime o bumbum da parede. Apóie as pernas nela e vá esticando aos poucos, com os joelhos ligeiramente virados para fora.
Fontes: Anna Maria Bertini, ginecologista da Unifesp (SP), e Sonia Pardellas, fisioterapeuta (RJ)

© 1 Beto Tchernobilsky, 2 Manoel Marques, 3 Arquivo pessoal
Agradecimento Mammy Gestante (11) 3845-2216

0 comentários:

Postar um comentário

Não saia sem Comentar!

 

Mamães Amigas Vip Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare