sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Como organizar uma festa infantil em 10 passos

Postado por Amanda às 13:44




Bom, eu estou super feliz ... a não isso é pouco... estou mega feliz ficou melhor ... em participar do blog da MAV, adoro blogs, pesquisas e amo escrever o que estou aprendendo. É um imenso prazer postar aqui as minhas idéias de festas infantis. Já fiz vários blogs mas com o tempo apangando e criando outro. Aos poucos vou melhorando e me adaptando a essa nova rotinha.
Então vamos lá.






Como organizar uma festa infantil 


A pessoa tem que se organizar para que tudo saia conforme ela quis e o tipo do evento vai depender um pouco de quanto a pessoa quer e pode gastar. O importante que o aniversariante, os convidados e principalmente as crianças saim super satisfeitos.
Passo a passo:





1- PLANEJAMENTO:



A organização deve começar com o máximo de antecedência possível, neste caso com cerca de 4 a 5 meses ou quanto antes melhor, para que for precisar fazer orçamentos e alugueis de espaço, mesas temáticas, contratação de animadores, fotógrafos etc.





2- TEMA DA FESTA:




A escolha do tema vai depender do gosto da criança e da idade também. Se a criança for muito pequena de 1 e 2 anos você pode escolher o tema por ela ou ele, mais apartir dos 3 anos o bicho pega porquê elas já começam a escolher os seus próprios gostos.
Após a escolha do tema, anote tudo que irá precisar, e parta para fazer orçamentos, decoração, bolo, lembrancinhas e convite, tudo com o mesmo tema. Essa parte é a que eu mais gosto eu me jogo no google e nas revistas rsrs.





3- LOCAL, DATA E HORÁRIO:



O local vai depender da quantidade de pessoas a serem convidadas, a data se não puder ser no dia o primeiro dia mais próximo do aniverssário da criança e o horário vai depender do relógio biológico do seu filho ou filha.
Ex. as minhas dormem com as galinhas então eu sempre faço aos domingos com almoço ou a tarde por volta das 16:00 hs.





4- LISTA DE CONVIDADOS:



Nossa essa eu considero a pior parte, deve ser feita após o local ser definido, já que cada espaço pode abrigar uma quantidade limite diferente de pessoas.
Definido a quantidade de pessoas que poderão ser convidadas, é hora de fazer a lista de convidados para festinha. Coloque todas as pessoas que gostaria de convidar, mas nunca esqueça dos tios, avós, padrinho e madrinha do(a) aniverssáriante. Não faça isso em um só dia, pois é provável que esqueça de alguém importante.
Caso passe do número que deseja, é hora de fazer os cortes. Neste caso tem que haver bom senso. Por exemplo: chamar um primo que não tem filho, e não chamar o outro que tem, e que tem convívio direto com o primeiro pode significar constrangimentos futuros. Agora não se apegue aos constragimento e procure convidar as pessoas que tenha muita afinidade tão grande com a criança e os pais.
Após a escolha dos convidados vamos aos convites, escolha o modelo com muito carinho, hoje em dia existe uma infinidade de modelos. E vamos a entregar dos convites o ideal é entregar com 15 dias de antecedência, caso você entregue muito antes pode cair no esquecimento.





5- COMO FAZER O CÁLCULO DE COMIDA E BEBIDA




Definindo o horário da festa você pode optar em fazer o cardápio com um Buffet que sai mais caro ou em casa que sai mais barato aí vai depender da sua disponibilidade de tempo e do dindim.
Se for almoço ou jantar, há três possibilidades:
1ª – Salgadinhos variados, em maior quantidade do que o normal, pois é um horário que as pessoas sentem mais fome.
2ª – Salgadinhos de entrada, depois uma refeição. A maioria dos Buffets indicam uma massa com uma salada.
3ª – Churrasco.
Se for a tarde oferece salgados variados assim como os docês que também oferece de vários tipos.
Veja na lista de convidados o número de crianças e o número de adultos que foram convidados
Por criança:
• 5 salgados
• 8 doces
• 4 copos pequenos de refrigerante
Por adulto:
• 12 salgados
• 6 doces
• 5 copos pequenos de refrigerante
• 600 ml de cerveja

Caso seja refeição:
Por criança:
• 1 prato de refeição
• 3 salgados
• 2 doces
• 4 copos pequenos de refrigerante
Por adulto:
• 1,5 pratos de refeição
• 4 salgados
• 3 doces
• 5 copos pequenos de refrigerante
• 600 ml de cerveja
Quantidade de alimentos por opções:
• 4 a 6 tipos de salgados
• 3 a 4 tipos de doces
• Bebidas: 2 refrigerantes e água

Em caso de churrasco:
• 400 g carne por pessoa (divididos entre picanha, lingüiça, costela, frango ou outras carnes)
• 100 g Molho a campanha (vinagrete)
• 150 g Arroz
• 100 g Farofa

Não esqueça de escolher o bolo com o tema da festa e a velinha também . A quantidade ideal é de 100 gr por pessoa.






6- DICAS DE LEMBRANÇINHAS




Hoje em dia é um item quase que obrigatória todos os convidados ficam doidas em saber o que vão poder levar de recordação.
As sacolinhas surpresas, ou caixinhas surpresas, entregues no fim da festa são sempre um sucesso entre a criançada. É só colocar brinquedinhos e doces dentro de um saquinho ou caixinha, se possível com o tema da festa, e pronto.
Além das tradicionais sacolinhas surpresa, há uma série de lembranças para festas infantis que os pais dos aniversariantes encomendam, algumas com a foto do(a) aniversariante e/ou nome do convidado, para dar aos convidados como forma de agradecimento pela presença. Se for alguma coisa útil então, as pessoas vão gostar mais ainda.
Veja abaixo algumas dicas:
• Bambolê
• Bichinhos de pelúcia
• Bloquinhos
• Bonés
• Caixinhas porta coisas
• Calendário
• Camisetas
• Cofrinhos
• Copos
• DVDs (com melhores momentos do aniversariante)
• Fantoches
• Fotos (tiradas na hora e preparados com impressora a laser, pode-se colocar um porta retrato caso queira)
• Imã de Geladeira
• Kit banho (toalhinha, sabonete e xampu. A toalhinha pode ser bordada com o nome do convidado ou do aniversariante)
• Kit higiene (toalhinha, escova de dente e creme dental)
• Kit pintura/pintando o sete (tinta guache, pincel, lápis de cor, giz de cera, avental e desenhos para colorir)
• Kit praia (balde de praia com pazinha)
• Porta CD: (com imagem do tema da festa)
• Porta retrato
• Quebra cabeça
• Risque e rabisque (acrescente vários desenhos de personagens para colorir, lápis de cor, giz de cera ou canetinha)
• Vaso com planta
• Xícaras

Bem, existe uma infinidade debrindes e ainda tem os brindes que nós podemos fazer também (para quem gosta de por a mão na massa), e não esqueça de embalar os brindes com o tema da festa.
Dica: compre sempre + ou - 10 % a mais caso vá algumas crianças a mais e você não ficar na mão na hora da despedida.





7- ANIMAÇÃO E BRINCADEIRAS



Em uma festa de criança o que não pode faltar é animação e brincadeiras para distrair os pequenos convidados e deixar os pais mais a vontade. Este é um dos principais itens para o sucesso do aniversário.
A escolha das animações e brincadeiras da festinha infantil vai depender da idade das crianças.
Se a maioria das crianças forem de 1 ano de idade, é bom reservar um cantinho mais calmo para os bebês, com brinquedos que agradem esta faixa etária.
Teatro de fantoches, piscina de bolinhas e show com bichinhos são sugestões bem vindas para idade entre 2 e 3 anos.
As crianças a partir de 4 anos são mais fáceis de agradar, já brincam sozinhas, tem autonomia, e já fazem amizade com mais facilidade.
Hoje há muitas opções de profissionais que animam festas, do tradicional palhaço, até personagens que fazem parte do tema da festa, por exemplo.





8- FOTOS, VÍDEOS, FILMAGENS E TELÕES



Não podemos esquecer de registrar com fotos e vídeos o momento. E, se possível, também mostrar os melhores momentos do aniversariante na própria festinha.
O aniversariante tem prioridade, mas os pais, parentes mais próximos, padrinho e madrinha devem também ser bem fotografados. Mas é importante tirar fotos de todos os convidados, inclusive das crianças convidadas. Pelo menos duas fotos de cada pessoa.
Os pais podem fazer um tour pelas mesas para tirar fotos com os convidados, esta parte pode ser com a aniversariante ou não, mas é bom observar se a criança não está ficando entediada, respeite sua vontade nesta hora, neste caso os pais podem continuar sem ela.





9- ROUPA DA(O) ANIVERSARIANTE


Os pais também não podem esquecer que a roupa para festa de aniversário da criança tem que ser confortável, para que ela possa também se divertir sem ficar incomodada
Dica importante: é ter pelo menos duas opções, uma roupa para a aniversariante brincar, outra para trocar caso ela se suje, ou amarrote muito. Se quiser uma terceira peça para hora do parabéns!





10 - ROTEIRO DA FESTA


Um roteiro da festa do aniversário também é de suma importância para o sucesso do evento, por isso é preciso pensar em todos os detalhes, para que tudo seja feito na ordem certa e uma "atração" não sobreponha a outra, para que todos aproveitem ao máximo.
Normalmente uma festa de aniversário de criança dura cerca de 4 horas, então anote tudo que irá acontecer na festinha, todas as "atrações" como animações, teatro, mágicos, palhaços, aparição de personagens e é claro parabéns, e divida pelas horas, mas lembrando que nem todos os convidados chegam no horário marcado, com exceção das festinhas feitas na escola para as crianças.
FIM!!!

Espero que gostem do meu post e não se esqueçam de comentar.

30 comentários:

Ana Livia on 21 de setembro de 2012 às 14:02 disse...

Ai que tudo... Dicas valiosas... porque ficamos totalmente perdidas durante a organização.. adorei o post...bjs

Faby Varandas on 21 de setembro de 2012 às 14:55 disse...

otimas dicas.....

Amanda on 21 de setembro de 2012 às 20:10 disse...

Obrigada meninas e vamos comentar.

Theyma Corretora on 21 de setembro de 2012 às 21:00 disse...

kd meu post eu comenteiiii

Juliana on 22 de setembro de 2012 às 23:57 disse...

Show de bola!!!!!!!!!! Adorei!!

Amanda on 23 de setembro de 2012 às 09:35 disse...

Meninas o que gostariam ler no próximo post...

Anônimo disse...

Tudo que eu precisava saber ta aqui, obrigada, obrigada, obrigada...

Franciele on 19 de fevereiro de 2013 às 11:30 disse...

adorei tudo..estou pesquisando muito sobre aniversario de 1 ano para meu filho é muita coisa ta otimo o site parabéns

Unknown on 19 de fevereiro de 2013 às 21:12 disse...

gostei muito de suas dicas. obrigada, mas gostaria de saber como calcular refrigerante para adulto quando não há cerveja na festa durante a tarde.

yasmim disse...

ameeeiii...ótimas dicas..

Anônimo disse...

amei as suas dicas

Carmen Santos disse...

Parabéns e muito obrigada! Estava sem saber o que fazer, agora já tenho uma noção de como proceder. Muito bom, felicidades.
Carmen Santos

Anônimo disse...

Adoreei as dicas!!! obrigado....

Unknown on 11 de abril de 2013 às 12:54 disse...

Ola, que tal uma musica personalizada com o nome do aniversariante ?

acesse nosso site :

www.studiopersonalmusic.com

visite a seção Aniversario e ouça as amostras.

produzimos tambem musicas pra : Recem Nascido, homenagens,batizado,casamento dia das mães...

será um prazer produzirmos a musica que vai marcar para sempre a mamae e o Bebê

gratos:

Manoel e Lane.

www.studiopersonalmusic.com

email: artbabypersonal@gmail.com

Anônimo disse...

Obrigada pelas dicas. Amei!!! Rany Barreto

Renata on 29 de abril de 2013 às 22:17 disse...

Legal Amanda. Muito obrigada! Uma dica legal que eu sempre dou para minhas amigas é enviar convites online. Você consegue ter a confirmação dos convidados e enviar o convite por e-mail e Facebook. Eu simplesmente adorei! Eu usei a InviteBox para os convites - http://www.invitebox.com.br

Unknown on 8 de maio de 2013 às 13:03 disse...

Adorei as dicas!

Ela on 8 de maio de 2013 às 14:53 disse...

Legal!
Visite meu blog para conhecer receitas de docinhos de festa sem açúcar. Bem saudáveis e gostosos.

Unknown on 15 de maio de 2013 às 11:28 disse...

Amei as dicas,tava perdida sem saber por onde começar.Valeu!!!

tamiris on 23 de maio de 2013 às 15:56 disse...

ameei... anotei tudinho :)

Priscila on 25 de maio de 2013 às 00:29 disse...

valeu a dica o primeiro aniversário do meu baby vai ser no buffet,agora sei o que devo perguntar. Obrigadaaaa!

Unknown on 18 de junho de 2013 às 22:43 disse...

Adorei as dicas ,estava perdida sem saber por onde começar a festinha do meu Baby..obg

Anônimo disse...

Eu sempre fico perdida na quantidade de descartáveis, você pode me ajudar? Janaína(janaksa@gmail.com)

Anônimo disse...

Ótimas dicas! Adorei!!

Anônimo disse...

Obrigada! estava sem saber por onde começar.
Adorei as dicas.

Anônimo disse...

parabénssss... ótimas dicas... amei!!!!!!!!!!!11

Anônimo disse...

Minha filha vai fazer 4 anos e meu marido quer fazer um churrasco para comemorar. Sera que combina festa infantil com churrasco??

Anônimo disse...

amei essas dicas vou segui tudo

Mirtes Fonseca on 17 de março de 2016 às 23:44 disse...

Parabéns amei seu post. Me ajudou muito.

Mirtes Fonseca on 17 de março de 2016 às 23:44 disse...

Parabéns amei seu post. Me ajudou muito.

Postar um comentário

Não saia sem Comentar!

 

Mamães Amigas Vip Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare