segunda-feira, 29 de março de 2010

E-mail falso sobre a vacina contra a gripe A

Postado por Unknown às 14:57





topo saudeSAÚDE


ilustração de porquinho espirrando


Está circulando pela internet um e-mail afirmando que a vacina contra a gripe A é perigosa e pode causar câncer. Trata-se de um spam repleto de inverdades sobre a campanha de vacinação e sem referências a pesquisas, autores e médicos. Não caia nessa mentira!
Uma coletânea de bobagens sobre a vacina contra a gripe A está se espalhando por aí. Trata-se de uma mensagem eletrônica sem créditos e de autor desconhecido, repleta de informações erradas. Entre elas está a afirmação de que a vacina, intitulada pelo autor como Tamiflu (que na verdade é o nome do remédio para o tratamento da gripe A em pacientes já diagnosticados com a doença), tem células cancerígenas.

Rosana Richtmann, infectologista do Hospital Emílio Ribas e do Hospital e Maternidade Santa Joana e Pró-Matre Paulista, explica que essas afirmações não têm pé nem cabeça. “Não há justificativa alguma para isso, pois a tecnologia usada para desenvolver essas fórmulas é conhecida há anos e foi a mesma usada para a criação da imunização contra a gripe comum”, explica a médica.

Além disso, no e-mail que circula pela rede, afirma-se que a imunização distribuída pelo Ministério da Saúde é feita em três doses, quando na realidade é preciso apenas uma dose em adultos e a mesma dose dividida em duas etapas para crianças. “É tanta besteira que prefiro nem ler”, comenta a especialista.

Então, mamãe, fique tranquila e não dê atenção a esse texto falso, que pode aterrissar na sua caixa de mensagens. Se surgirem outras dúvidas, acesse fontes confiáveis, como os sites do Ministério da Saúde e de notícias consagrados. E não hesite em procurar um especialista ou consultar seu médico ou pediatra.



topo saudeSAÚDE


ilustração de uma seringa


Calendário básico de vacinação agora conta com mais duas vacinas

Antes encontradas somente em clínicas privadas, as vacinas contra a pneumonia e meningite pneumocócica serão oferecidas pelo governo a partir de março de 2010. Confira quem deve procurar os postos de saúde e quando
Por Maria Luiza Lara
Sobe para treze o número de vacinas do calendário nacional básico de vacinação. O Ministério da Saúde anunciou que vai adicionar a pneumocócica 10-valente e a anti-meningococo C ao circuito de imunizações da rede pública de saúde. A primeira delas começa a ser distribuída em março de 2010, enquanto a segunda começa a ser aplicada em agosto.

A pneumocócica 10-valente protege contra a bactéria causadora de doenças como as meningites e pneumonias pneumocócicas, além de seus desdobramentos como a otite, sinusite e as infecções de garganta. A anti-meningocócica C imuniza contra a doença meningocócica, uma inflamação das membranas que cobrem o cérebro e a coluna e que resulta em dores de cabeça, febres altas e muito desconforto nos pequenos.

Como será o esquema de vacinação?
A vacina pneumocócica 10-valente vai ser distribuída para crianças com menos de um ano em três doses e a anti-meningocócica C vai ser ministrada em duas doses seguidas. Ambas as vacinas terão uma dose de reforço antes da criança comemorar o primeiro aniversário.

Como este é ano inicial da implantação da vacina no sistema público de saúde, se o seu filho tem até dois anos e não foi imunizado anteriormente, ele também tem direito a receber as injeções. Só a partir de 2011, que estas vacinas farão parte do calendário básico destinado especificamente as crianças menores de um ano.

0 comentários:

Postar um comentário

Não saia sem Comentar!

 

Mamães Amigas Vip Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare