sexta-feira, 26 de março de 2010

Hora do Banho

Postado por Unknown às 10:30

Banho do bebê – Passo a Passo

É sempre um grande prazer a hora do banho, tanto para a mãe quanto para o bebê. Esse também é um importante momento para cuidar da pele da criança

Mônica Brandão

Tudo começa com a organização do ambiente 

· Separe toda a roupinha que o bebê vai vestir. 
· Deixe os produtos de banho ao seu alcance: sabonete infantil, toalha, xampu, pomada contra assadura, fralda, roupinha, etc. 
· Certifique-se de que janelas e portas estão fechadas, e o ambiente aquecido. 
· Encha a banheira, com água a 37ºC. Essa é a temperatura do corpo. Confira usando um termômetro ou testando com seu pulso. Se a água estiver agradável para você, estará adequada para o bebê. 
· A pele do bebê é sensível a arranhões, por isso mantenha as unhas curtas e retire anéis e pulseiras antes de começar o banho, que leva cerca de 15 minutos. 


Já para a banheira! 
 
  
Fernando Martinho
1 - Antes de colocar o bebê na banheira, limpe os olhos, nariz e bumbum com algodão e água morna. Em recém-nascidos, passe cotonete umedecido em álcool 70% para a limpeza do cordão umbilical.


Fernando Martinho
2 - Coloque o bebê na água. Passe a mão esquerda em volta das costas e segure o braço dele com o polegar e o indicador.
 




Fernando Martinho
3 - Jogue água no corpinho do bebê delicadamente. O primeiro a ser lavado é o rosto, apenas com água.





Fernando Martinho
4 - Em seguida, coloque um pouco de xampu infantil em sua mão e passe na cabeça do bebê. Enxágüe com cuidado.





Fernando Martinho
5 - Passe o sabonete infantil em sua mão. Não exagere na espuma e ensaboe o bebê de cima para baixo, deixando os genitais por último.


Fernando Martinho
6 - É hora de virar. Coloque a palma da mão aberta no peitinho, com os dedos 
polegar e anular por baixo das axilas.Vire o bebê devagar.



7 - Ensaboe o bebê com movimento de cima para baixo.Tudo limpo, é hora de desvirar o bebê. Passe a mão direita por baixo, apóie a palma da mão no tórax. Assim que ele estiver seguro, retire a mão esquerda, coloque-a nas costinhas do seu filho e vire-o delicadamente.

Fernando Martinho
Bem sequinho 

· O bebê deve ser enxuto e vestido no trocador ou em uma base plana. Use sempre toalha bem macia.O ideal é usar as toalhas-fralda, que têm toque delicado.

· Enxugue primeiro a face, depois a cabeça, o pescoço, os braços, o tronco, as pernas e, por último, os genitais. 
· Atenção redobrada com as dobrinhas. Elas precisam ficar bem secas para evitar as assaduras. 
· Se o bebê tem pele normal, não é necessário passar loções. Caso tenha pele mais ressecada, pode usar um creme indicado pelo pediatra. 
· Mas quem resiste a uma deliciosa massagem? Aproveite o momento para trocar carinho com seu filho.

Problemas na pele do bebê

Mesmo com cuidados diários, não é raro aparecer dermatites nas crianças

Mônica Brandão

Fernando Martinho
O primeiro passo para cuidar da saúde da pele é observar, com freqüência, o aspecto. Preste atenção se o corpinho está oleoso demais, ou se a pele seca começa a desenvolver rachaduras ou pequenas bolinhas. Por sorte, a pele dos pequenos se regenera com mais rapidez e as lesões, se tratadas corretamente, desaparecem por completo. Conheça quais são os problemas mais comuns na primeira infância, por que ocorrem e como tratá-los com eficiência. Muitas dermatites podem ser facilmente cuidadas em casa. Outras, porém, precisam de orientação do pediatra ou do dermatologista para avaliação e indicação de tratamentos específicos. 


Brotoeja
 

O que é: Comum, principalmente no verão e em bebês até 1 ano, ocorre porque nessa fase as glândulas sudoríparas ainda não têm sua função completamente desenvolvida. A irritação aparece nas áreas de maior transpiração: pescoço, dobrinhas, axilas. A pele fica com pequenas bolinhas vermelhas, que podem causar irritação e coceira. 

Como tratar: Água, muita água fresca. Esse é o melhor remédio para aliviar as brotoejas. Dê mais do que um banho por dia no bebê e até coloque algodão umedecido com água nas regiões afetadas, se necessário. O segundo cuidado é deixar a criança com roupas leves, frescas e soltas. 

Deve-se evitar: Pasta d’água e cremes só devem ser usados com indicação médica, pois sempre há risco de irritação. O tradicional Permanganato de Potássio, muito utilizado na década passada, não é mais indicado. Apesar de seu efeito anti-séptico e secante, ele pode irritar e até queimar a pele. O produto só pode ser usado com orientação médica. 

Hemangioma 

O que é: As manchas vermelhas, comuns em muitos bebês, são vasos sanguíneos que se projetam na superfície da pele. 

Como tratar: A maioria dos hemangiomas é benigna e desaparece nos primeiros anos. Mas é importante consultar um dermatologista para se certificar do diagnóstico e acompanhar a regressão da mancha. 

Pintas e sinais 

O que é: Denominadas pelos dermatologistas de nevos ou melanocíticos, as pintas e sinais são lesões planas ou elevadas, com coloração que varia da cor da pele ao negro. Podem ser congênitas (quando presentes ao nascimento) ou adquiridas, e ter diversos tamanhos, atingindo até grandes áreas do corpo. Algumas ainda apresentam pêlos. 

Como tratar: A maioria das pintas e dos sinais é benigna, mas é importante examiná-los para acompanhar o seu desenvolvimento e evitar surpresas. 

Picadas de inseto 

O que é: Toda picada de inseto provoca uma irritação na pele. Se a criança não for alérgica, a picada formará apenas um inchaço local, com coceira e certa irritação, mas logo passará. No caso da criança alérgica, a reação pode ser ampliada e uma única picada transformar-se em várias lesões pelo corpo. 

Como tratar: Quando a criança não tem alergia, coloque compressa de água fria no local para aliviar a sensação de coceira e incômodo. Em crianças alérgicas, o melhor é prevenir com o uso de véu no berço e no carrinho e ainda investir em repelentes não tóxicos de uso no ambiente. Se a picada se transformar em várias lesões, leve seu filho ao médico.
Depois do Banho

Massagem simples no bebê

Gestos delicados e toques de carinho reforçam a ligação e a comunicação entre o bebê e você

Mônica Brandão

Fernando Martinho
Prepare o ambiente
O ambiente onde a massagem será realizada deve ter uma temperatura agradável. Dependendo da estação, deixe as janelas ou apenas as cortinas fechadas. No inverno, talvez seja necessário aquecer o local antes. No verão, a massagem pode ser feita ao ar livre. 
A iluminação não deve ser muito intensa para não ofuscar os olhos. Colocar uma música em volume baixo vai ajudar a relaxar. Prefira as canções específicas para bebê ou clássicos como Mozart. 

Toque de carinho 
Aprenda a fazer uma massagem simples, que, depois dos 3 meses, pode ser realizada no seu filho em qualquer idade. Ela dura no máximo 15 minutos e é muito fácil de ser feita. Você deve repetir cinco vezes cada manobra. Os movimentos devem ser lentos e suaves. Aqueça as mãos antes, esfregando uma na outra. Lembrete: não use produto algum nas mãos enquanto massagear o rosto.   

Massagem simples no bebê

Gestos delicados e toques de carinho reforçam a ligação e a comunicação entre o bebê e você

Mônica Brandão

Passo a passo da massagem

 Fernando Martinho
1 - De frente para o bebê, espalme lenta e suavemente a cabeça dele com as mãos, a partir da testa e em direção à nuca. Ao alcançar as orelhas, esfregue-as delicadamente com os polegares e os indicadores por alguns segundos. 



Fernando Martinho2 - Sem parar o movimento, desça os dedos indicadores pelo rosto do bebê contornando olhinhos, nariz e boca. 






Fernando Martinho3 - Passe bálsamo nas mãos e deslize as palmas pela barriguinha, sem perder o contato: comece na cintura, suba até o peito e vá em direção aos braços, terminando o movimento nas mãozinhas.









Fernando Martinho4 - Com movimentos rotativos no sentido horário, passe a mão em volta do umbigo. 







Fernando Martinho5 - Deslize as palmas das mãos no corpo do bebê, começando pelo peito e terminando na ponta do pé, em um movimento só.











Fernando Martinho6 -
 Esfregue com movimentos firmes e suaves os polegares nas mãos e nos pés do bebê. 







Fernando Martinho7 - Segurando nos calcanhares, dobre as perninhas da criança e empurre-as levemente em direção ao peito. Em seguida, estique-as novamente em sua direção. 





Fernando Martinho8 - Coloque o bebê de bruços. Deslize as mãos do bumbum até o pescoço. Depois, faça o movimento contrário. 












Dicas 

- Para aproveitar melhor, o bebê não pode estar com frio, fome, sono ou febre. 
- Antes de fazer a massagem, procure relaxar. 
- Feche os olhos e respire profundamente algumas vezes.


0 comentários:

Postar um comentário

Não saia sem Comentar!

 

Mamães Amigas Vip Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare